Investigadores do Conselho Superior de Investigação Científica (CINC) em León, Espanha, conseguiram aumentar de forma natural a concentração de um composto benéfico para a saúde no leite de ovelha.
Este composto, conhecido como ácido linoleico conjugado ou CLA, ajuda a evitar o aparecimento de certos tumores, combate a obstrução arterial e regula o sistema imunitário, para além de actuar como um agente antibacteriano.
Os investigadores conseguiram o aumento da concentração de CLA no leite de ovelha, através da complementação da dieta dos animais com diferentes combinações de suplementos, sem alterar o sabor nem outras qualidades sensoriais do leite.
Uma das formas de complementação utilizada, consiste numa combinação de 2% de óleo de girassol e 1 % de óleo de peixe.
Esta combinação produz uma serie de alterações na composição do leite, que para além de tornar a concentração de CLA quatro vezes superior ao normal, reduz o teor de gordura do leite e melhora a relação entre os ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, principal causa das propriedades benéficas destes compostos.
Outra das formas de complementação utilizada, consiste na combinação de ácidos gordos e microalgas marinhas, o que permitiu aumentar em 700 % a concentração de CLA no leite.
Contudo, esta ultima formas de complementação apresenta uma grande desvantagem, pois as microalgas são muito mais caras que o óleo de peixe, o que torna a complementação com microalgas menos rentável.
Fonte: Consuma Seguridad