03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Intoxicação por fenilalanina
2009-07-30

A acumulação de fenilalanina pode causar intoxicações graves em pessoas que carecem da enzima adequada para a metabolizar.

A fenilalanina é um aminoácido essencial que o organismo necessita de ingerir através dos alimentos, pois não tem a capacidade para o sintetizar.

A fenilalanina transforma-se em tirosina mediante uma reacção na qual é imprescindível a enzima fenilalanina hidroxilase.

Quando este aminoácido se encontra em excesso no sangue, por ausência ou inactividade da fenilalanina hidroxilase, pode produzir-se a fenilcetonúria, que é uma doença congénita com graves repercussões para a saúde, caso não seja tratada a tempo.

A dieta é um componente fundamental no tratamento desta doença metabólica.

As principais fontes de fenilalanina são os alimentos ricos em proteínas como a carne, o pescado, os ovos e os produtos lácteos.

As frutas, os legumes e os cereais também contêm fenilalanina, contudo, em concentrações inferiores.

A fenilalanina também se encontra no aspartamo, um edulcorante artificial normalmente utilizado em alimentos dietéticos e em bebidas refrigerantes, embora a sua utilização seja muito controversa.

Muitos outros produtos, como chicletes sem açúcar, contêm aspartamo, pelo que, as pessoas que sofrem de fenilcetonúria, devem ter em atenção os rótulos dos alimentos.

Os produtos que contêm fenilalanina na sua composição, devem ter no rótulo a indicação de que esse produto “contem uma fonte de fenilalanina”. Nos alimentos a granel o cuidado deve ser redobrado, devendo esta informação ser fornecida pelo fabricante.

As pessoas que sofrem de fenilcetonúria seguem normalmente uma dieta vegetariana, pois os alimentos de origem animal são os que apresentam uma maior concentração de fenilalanina.

As frutas e os vegetais contêm uma média de 15 mg de fenilalanina por 100g de alimento, enquanto os alimentos de origem animal contêm quantidades de fenilalaniana superiores a 160 mg por 100 g de alimento.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt