03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
EFSA propõe estudo sobre aflatoxina B1
2009-07-30

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) lançou uma proposta de estudo, com a finalidade de avaliar os potenciais riscos associados ao aumento da aflatoxina B1 nos cereais da União Europeia (UE), decorrentes das alterações climáticas.

A aflatoxina B1 é uma micotoxina produzida pelo fungo Aspergillus flavus, que se desenvolve a níveis elevados de temperatura e humidade em certos cereais, incluindo o milho, o trigo e o arroz.

A aflatoxina B1 é uma substância genotóxica cancerígena, que pode causar graves problemas de saúde às pessoas que consumirem alimentos com ela contaminados.

Baseando-se em diferentes cenários de alterações climática, o projecto tem por objectivo reunir e analisar dados sobre a aflatoxina B1, com a finalidade de desenvolver modelos preventivos, definir cenários e criar mapas que destaquem as potenciais contaminações das culturas de cereais.

Os resultados obtidos permitirão documentar os futuros trabalhos da EFSA, neste domínio, e fornecer indicações sobre eventuais contaminações alimentares emergentes, decorrentes das alterações climáticas, para as micotoxines na UE.

O projecto está a ser coordenado pela Unidade dos Riscos Emergentes (EMRISK) da EFSA que identificou este problema como uma potencial preocupação.

As organizações científicas designadas pelos Estados-Membros da UE podem apresentar as suas propostas até o 7 de Setembro de 2009.

Fonte: EFSA

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt