03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Crianças não consomem cálcio suficiente
2009-07-27

A maioria das crianças não consome os valores recomendados de cálcio por dia.

O consumo de produtos ricos em cálcio, associado a uma actividade física regular, pode ser a fórmula para que as crianças cresçam com mais massa óssea e cheguem à adolescência com mais força.

Um estudo da Faculdade de Medicina, da Universidade de Columbia (USA), revela uma maior compreensão do impacto físico no tecido ósseo.

Segundo esta investigação, as crianças que estão envolvidas em actividades físicas estão mais propensas a ganhar massa óssea, tornando-se mais resistentes do que as crianças que não conhecem qualquer actividade. Mas não basta fazer exercício físico, é também necessária uma adequada ingestão de cálcio e proteína.

De forma geral, todas as crianças podem obter este complemento de nutrientes através do consumo de produtos lácteos e/ou suplementos de cálcio.

Os produtos lácteos como os iogurtes, por exemplo, podem exercer um efeito adicional na fortificação dos ossos, e por consequência um crescimento mais saudável.

Segundo o estudo do Hospital Universitário e Faculdade de Medicina de Genebra, apresentado pelo Prof. René Rizzoli a maioria das crianças não recebe os valores recomendados de 10 a 25 microgramas/dia.

Assim, é recomendável a ingestão de suplementos de cálcio, em particular em crianças que ingerem baixas doses, quer de vitamina D quer de cálcio.

Os pais são determinantes nesta questão, uma vez que eles servem de exemplos para os filhos, influenciando as suas escolhas. Por isso, é fundamental uma ingestão adequada de vitamina D e de produtos lácteos benéficos, tanto pelos filhos como pelos pais.

Cálcio, vitamina D e actividade física podem ser os ingredientes para a construção de ossos fortes e saudáveis.

Fonte: ANIL

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt