A suplementação com xilitol pode reduzir o desenvolvimento de cáries dentárias, segundo revela um novo estudo Norte-Americano.
O xilitol é um adoçante natural que pode ser encontrado nas fibras de muitos vegetais e frutos, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros. Este adoçante pode também ser extraído de alguns cogumelos.
O Xilitol é tão doce quanto a sacarose, mas cerca de 40% menos calórico.
Os investigadores da Universidade de Washington afirmam que este é o primeiro estudo a demonstrar que a administração de 8g por dia de xarope de xilitol, em 2 ou 3 doses, durante a erupção dentária em crianças entre os 15 e os 25 meses de idade, reduz a cárie dentária.
A cárie dentária pode começar a desenvolver-se desde os 22 meses nalgumas crianças e cerca de 28% das crianças até à idade pré-escolar são afectadas por cáries.
Os investigadores reuniram 94 crianças com idades entre os 9 e os 15 meses e dividiram-nas aleatoriamente em 3 grupos: 2 grupos receberam 8g de xilitol por dia, em 2 ou 3 doses e o outro recebeu uma única dose de 2,67g de xilitol por dia.
Após uma média de 10,5 meses de estudo, os investigadores verificaram que 24,2 e 40,6% dos grupos que receberam 2 ou 3 doses diárias de xilitol desenvolveram cáries dentárias, em comparação a 51,7% no grupo controlo.
O número médio de cáries dentárias foi de 0,6 e 1,0 nos grupos de 2 e 3 doses, respectivamente, e 1,9 no grupo controlo.
Os investigadores explicaram que os resultados sugerem que a exposição ao xilitol (8g/dia) numa administração tópica oral de xarope 2 vezes por dia durante a erupção dentária primária pode prevenir até 70% o aparecimento de cárie dentária.
Fonte: APD