A suplementação com óleos de peixe ricos em ómega-3 durante a gravidez pode reduzir o risco de alergias alimentares e eczema em crianças, segundo revela um estudo recente realizado na Universidade de Linkoping e publicado na Acta Paediatrica.
A ocorrência de eczema foi 16% inferior e de alergias alimentares foi 13% inferior em crianças cujas mães receberam suplementos de óleo de peixe durante a gravidez e primeiros meses de lactação, comparativamente ao placebo.
Este estudo revela que a suplementação com ómega-3 durante a gravidez e lactação pode reduzir o risco de desenvolver sensibilização alérgica ao ovo, eczema associado à IgE e alergia alimentar durante o primeiro ano de vida.
A IgE (imunoglobulina E) é o principal anticorpo associado a uma resposta alérgica.
Neste estudo participaram 145 grávidas com alergias ou com parceiros ou outros filhos com alergias.
Iniciando à 25ª semana de gravidez e continuando depois ao 3º-4º mês de lactação, as mulheres foram aleatoriamente seleccionadas para receber suplementos diários de óleo de peixe com 1,6g de EPA e 1,1g de DHA ou placebo.
Utilizando uma variedade de testes, incluindo o exame clínico, testes cutâneos de prick e testes sanguíneos para a IgE, os investigadores detectaram uma prevalência de 2% de alergias alimentares no grupo ómega-3 em comparação a 15% no grupo placebo.
A incidência de eczema associado à IgE foi de apenas 8% no grupo ómega-3, em relação a 24% no grupo placebo.
Os investigadores concluíram que os mecanismos que levam à produção sustentada de anticorpos IgE durante os primeiros ano de vida podem ser inibidos pelos AG ómega-3 EPA e DHA.
Fonte: APD