Consumidores de grandes quantidades de cerveja e de bebidas espirituosas apresentam um risco muito superior de desenvolver cancro do que o resto da população.
Esta descoberta foi revelada por um estudo realizado por um grupo de investigadores de Montreal e publicado no Cancer Detection and Prevention.
Os grandes consumidores de cerveja e bebidas brancas apresentam mais 80% de hipóteses de desenvolver cancro no esófago e no cólon e mais 50% de vir a ter cancro dos pulmões.
Os investigadores encontraram relações significativas entre um alto consumo de cerveja e bebidas espirituosas ao longo da vida e vários tipos de cancro. Já o consumo moderado e o consumo de vinho não produzem os mesmos efeitos.
Ao longo do estudo foram comparados homens que costumam beber muito com outro grupo que bebe ocasionalmente ou simplesmente não bebe e foram identificadas várias tendências nas duas categorias.
Nos consumidores diários verificou-se um aumento do risco de cancro no esófago, estômago, cólon, fígado, pâncreas, pulmões e próstata, sendo o risco de cancro no esófago e no fígado superior aos restantes.
Informações acerca do trabalho, do consumo de álcool e tabaco, do estatuto económico e social foram dados preciosos para o estudo.
Fonte: Ciência Hoje