03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
O consumo elevado de cálcio aumenta a esperança de vida
2009-08-07

O consumo elevado de cálcio e produtos lácteos, durante a infância, aumenta a esperança de vida e diminui a probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), sugere um estudo publicado na revista “Heart”.

Para o estudo, levado a cabo durante 65 anos, rastrearam o estado de saúde de 4.373 crianças, nascidas entre 1920 e 1930, até à idade adulta. Em 2005, 1.468 desses indivíduos tinham já falecido. Desses, 378 faleceram devido a doenças cardiovasculares, enquanto que 121 faleceram vítimas de AVC.

Comparadas as dietas na infância com as causas da morte, os investigadores descobriram que as crianças submetidos a uma dieta mais rica em produtos lácteos e cálcio tinham uma maior esperança de vida e um menor risco de morrer vítimas de um AVC.

Os investigadores constataram que a ingestão diária de 400 mg de cálcio estava associada a uma diminuição de cerca de 40 a 60% da mortalidade provocada por AVC.

No entanto, os cientistas acreditam que outros factores podem ter influenciado o resultado da pesquisa, como é o caso do nível sócio-económico das famílias que participaram no estudo. De facto, as crianças que tinham um consumo mais alto de produtos lácteos pertenciam a famílias mais ricas e tinham também melhores hábitos alimentares.

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt