03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Pipocas diminuem risco de cancro
2009-08-19

As pipocas e os cereais contêm quantidades muito elevadas de substâncias antioxidantes conhecidas como polifenóis, que diminuem o risco de cancro e de doenças cardíacas, segundo revela um estudo recente.

O estudo foi apresentado por investigadores da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, durante a 238ª Reunião da American Chemical Society (ACS), em Washington.

Os polifenóis são a principal razão pela qual frutas, legumes e alimentos como chocolate, vinho, café e chá - se tornaram conhecidos pelo seu potencial para diminuir o risco de determinadas doenças.

Até agora, acreditava-se que esses cereais eram alimentos saudáveis e ajudavam a combater o cancro e doenças cardíacas por causa do seu alto teor de fibra, mas segundo os autores do estudo, ninguém havia comprovado a alta presença de polifenóis.

O químico e autor do estudo Joe Vinson salientou que os cereais matinais, as massas, biscoitos e salgados feitos à base de grãos (como as pipocas) constituem mais de 66% do consumo de grão na dieta norte-americana.

Segundo os investigadores, a quantidade de antioxidantes encontrados em cereais integrais é comparável à quantidade encontrada por cada grama de frutas e legumes.

Os polifenóis são substâncias químicas que podem ser encontradas em muitas frutas, legumes e outras plantas, como frutas vermelhas, nozes, azeitonas, folhas de chá e uvas. Conhecidos como antioxidantes, removem os radicais livres do corpo.

Os radicais livres são substâncias que danificam células e tecidos do corpo.

Segundo Vinson, os cereais integrais com maior quantidade de antioxidantes são feitos com trigo, milho, aveia e arroz, exactamente por esta ordem.

O químico refere ainda que as farinhas integrais também tem alto teor de antioxidantes, salgados de grãos integrais tem ligeiramente menor quantidade de antioxidantes do que os cereais matinais e, entre esses salgados, a pipoca é a mais rica em antioxidantes.

Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt