03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Cerveja fortalece ossos das mulheres
2009-08-21

Mulheres que bebem quantidades moderadas de cerveja podem fortalecer os ossos, segundo um estudo realizado por investigadores espanhóis.

O estudo que contou com a colaboração de cerca de 1.700 mulheres e foi publicado na última edição da revista científica Nutrition, revelou que a densidade dos ossos é maior em mulheres que bebem regularmente do que em mulheres que não bebem.

Contudo, a equipe de investigadores adverte que o efeito benéfico da cerveja pode advir de hormonas produzidas por plantas presentes na bebida e não do álcool.

Alguns especialistas também sugeriram alguma cautela em relação à descoberta, pois o consumo diário de mais de duas unidades de álcool prejudica a saúde dos ossos.

A osteoporose, condição na qual a densidade dos ossos fica menor, deixando a pessoa mais susceptível a fracturas, é um problema comum nas mulheres após a menopausa.

Vários cientistas têm pesquisado possíveis suplementos que possam ajudar as mulheres a manter a força dos ossos após a meia-idade.

Os autores do novo estudo, da Universidad de Extremadura (UEX), na Espanha, não recomendam que as mulheres comecem a beber cerveja para fortalecer os ossos, mas sugeriram que devem ser feitos novos estudos com um dos ingredientes da cerveja denominado fitoestrogénio.

Ao longo do estudo, os investigadores recrutaram voluntárias com uma idade média de 48 anos e usaram ultra-sons para medir a densidade dos ossos nos dedos das mãos.

Os resultados foram comparados, tendo em consideração factores como peso, idade e consumo de álcool.

Mulheres definidas como consumidoras "leves" ou "moderadas" de cerveja (consumiram até 280 gramas de álcool por semana, ou o equivalente a até cinco unidades por dia) apresentavam uma densidade óssea superior às abstinentes.

Porém especialistas advertem que é difícil estabelecer um limite certo entre uma dose "saudável" de álcool e uma "prejudicial".

O limite máximo estabelecido pelo estudo espanhol, de 35 unidades por semana, é o dobro do máximo recomendado para as mulheres.

Fonte: BBC

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt