03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Dieta pobre em hidratos de carbono danifica as artérias
2009-08-27

Investigadores americanos sugerem que as dietas pobres em hidratos de carbono e ricas em proteínas aumentam o risco de infarto e ataque cardíaco, pois causam danos nas artérias.

Os investigadores do Beth Deaconess Medical Center, da Universidade de Harvard, testaram três dietas diferentes em ratos de laboratório e afirmam que a alimentação rica em peixes, carnes e queijo, causou danos às artérias dos roedores.

Os animais foram divididos em três grupos: o primeiro recebeu uma dieta padrão, o segundo recebeu uma dieta ocidental rica em gordura e o terceiro recebeu uma dieta pobre em hidratos de carbono e rica em proteínas.

Depois de 12 semanas, os investigadores analisaram os ratos e identificaram que a dieta pobre em hidratos de carbono não havia alterado os níveis de colesterol nos animais testados.

A equipa identificou, no entanto, uma diferença significativa no impacto na arteriosclerose, formação de uma placa de gordura na parede arterial que pode levar a ataques cardíacos e infartos.

Segundo os resultados, publicados na edição mais recente da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os ratos que receberam a dieta pobre em hidratos de carbono ganharam menos peso, mas desenvolveram mais 15% de arteriosclerose do que os que consumiram a dieta padrão.

O grupo que recebeu a dieta ocidental apresentou um aumento de 9% nos níveis de arteriosclerose.

Os investigadores não explicaram as razões que levaram a este efeito negativo nas artérias, mas sugerem que as dietas pobres em hidratos de carbono podem afectar o modo como as células da medula óssea limpam os depósitos de gordura das artérias.

Segundo o investigador Anthony Rosenzweig, principal autor do estudo, os resultados foram tão preocupantes que ele decidiu interromper a dieta pobre em hidratos de carbono que estava seguindo.

O investigador afirma que tudo indica que uma dieta equilibrada, combinada com exercícios frequentes é provavelmente melhor para a maioria das pessoas.

Joanne Murphy, da Stroke Association, afirmou que alimentos como a carne vermelha e produtos lácteos, ricos em proteínas, também contém altos níveis de gordura saturada que podem ficar armazenadas nas artérias.

Murphy afirmou ainda que a pesquisa da Universidade de Harvard ainda está no estágio inicial e que gostaria de ver mais avanços no assunto.

Ellen Mason, da ONG British Heart Foundation, afirmou que é difícil aplicar os resultados em humanos, mas assegurou que as dietas ricas em proteínas não são tão saudáveis quanto a alimentação equilibrada.

Fonte: BBC

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt