Os efeitos do peróxido de hidrogénio a 6%, comum nos produtos de branqueamento dentário, são menos prejudiciais do que o ácido contido nos sumos de frutas, segundo revela um estudo realizado por investigadores da University of Rochester Medical Center, nos EUA. O estudo foi publicado no Journal of Dentistry.
O sumo de laranja, por exemplo, reduziu em 84% a dureza do esmalte dentário, enquanto com os produtos de branqueamento não foram observadas alterações na dureza da superfície do esmalte.
Esta análise foi possível graças a um novo exame dentário, baseado na utilização de um microscópio com um novo foco de variação vertical.
Há muito tempo que se sabe que os sumos de fruta e os refrigerantes têm um alto conteúdo ácido, que pode prejudicar o esmalte dentário favorecendo o aparecimento de cáries.
Há também alguns estudos que demonstraram que o branqueamento dentário pode afectar a dureza do esmalte dentário, contudo, até agora, ninguém tinha comparado os efeitos de ambos.
Os investigadores alertam a população para que esteja atenta à natureza dos ácidos contidos nos refrigerantes, sumos de frutas e bebidas desportivas, tendo em vista que, quanto maior for o contacto da bebida com os dentes, maior é a probabilidade de erosão.
Embora ainda não existam mecanismos que evitem os efeitos erosivos, existem indicações recentes de que altos níveis de flúor podem ajudar a reduzir a velocidade desse processo.
Por conseguinte, os investigadores recomendam o uso de pasta de dentes com flúor e que, na consulta anual ao dentista, seja feito um tratamento com flúor.
Fonte: Saúde na Internet