A organização não governamental belga “Acção Global em Defesa dos Animais” (GAIA) iniciou uma campanha em que recomendando a abolição total do uso de gaiolas na produção de ovos.
A iniciativa não está restrita à Bélgica: uma outra organização de defesa do bem-estar animal com actuação bem mais ampla, o Eurogroup for Animals, também defende a abolição das gaiolas.
A GAIA pretende que a sua proposta seja adoptada por toda a União Europeia (UE).
A entidade não está satisfeita com o uso das gaiolas enriquecidas (ou equipadas), cuja utilização se torna obrigatória entre todos os integrantes da UE a partir de 1 de Janeiro de 2012.
A GAIA entende que as poedeiras merecem a máxima liberdade e devem ser criadas ao ar livre.
A GAIA precisa agir rápido pois o governo belga deve tomar uma decisão em relação à continuidade de adopção das normas da UE antes de 1 de Janeiro de 2010. Assim, o sector tem apenas 90 dias para conseguir obter um posicionamento oficial diferente do original.
Se nenhuma decisão for adoptada até o final do ano, somente a partir de 2025 é que a GAIA poderá defender novamente sua actual meta, uma vez que é garantido um período de carência de 15 anos (contados a partir de 2010) para uma eventual eliminação total do uso de gaiolas.
Fonte: AviSite