03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Marisco protege articulações
2009-09-08

Do marisco provém um agente valioso para a saúde das articulações: o sulfato de glucosamina, que ajuda a reparar a cartilagem e a minimizar a dor de quem sofre de osteoartrose, segundo revelam estudos recentes.

Quem sofre de osteoartrose - e calcula-se que sejam dois milhões de pessoas em Portugal - sabe bem como tarefas do dia-a-dia se tornam penosas, tal é a dor que acompanha os movimentos.

É que esta doença degenerativa, que anda de mãos dadas com o envelhecimento mas não é exclusiva dos mais idosos, afecta sobretudo as articulações.

Agravando-se com o passar do tempo, vai deteriorando lentamente a cartilagem e, privados deste revestimento, os ossos das articulações acabam por friccionar um com o outro.

Inicialmente, emerge apenas uma sensação de desconforto, mas a rigidez das articulações vai-se instalando e rapidamente surge a dor, cada vez mais intensa e limitadora dos movimentos.

Dado o impacto desta doença na qualidade de vida, tem havido um investimento da investigação no sentido de encontrar alternativas ao tratamento médico, que ofereçam pelo menos os mesmos, se não mais, benefícios.

É isso que acontece com o sulfato de glucosamina. Trata-se de um extracto natural existente no marisco que estimula a produção de cartilagem, ajudando a reforçar as articulações.

Diversos estudos científicos evidenciam isso mesmo: a doentes com osteoartrose foi ministrado um suplemento de sulfato de glucosamina diariamente, durante oito a doze semanas, tendo-se verificado que a sua condição melhorou substancialmente - as dores nas articulações diminuíram, a inflamação também, enquanto a mobilidade aumentou.

O que ficou provado é que esta substância natural é essencial para a formação, manutenção e reparação da cartilagem, assim facilitando a articulação entre ossos e os movimentos consequentes.

E se conjugada com o sulfato de condroitina, extraído da cartilagem de tubarão ou de bovinos, reforça ainda mais a saúde articular.

É sob a forma de suplemento que estes dois extractos estão disponíveis, podendo revelar-se uma alternativa eficaz para quem sofre de osteoartrose.

Fonte: Médicos de Portugal

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt