03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Resíduos de queijo transformados em aditivos
2009-09-10

A bactéria Lactobacillus casei foi geneticamente modificada, por investigadores do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), para desenvolver compostos químicos de utilização comum na indústria farmacêutica, alimentar e cosmética a partir de lactosoro, um resíduo contaminante gerado durante a produção do queijo.

Os resultados deste projecto de investigação foram recentemente publicados no Journal of Industrial Microbiology & Biotechnology.

O lactosoro é um contaminante que se forma durante a produção do queijo, ao separá-lo do leite, e constitui um grave problema para o sector láctico.

Vicente Monedero, investigador do CSIC explicou que só existem duas alternativas para a gestão deste resíduo: submetê-lo a tratamentos biológicos para garantir a sua descontaminação ou utilizá-lo como base para a produção de compostos de interesse.

Monedero, juntamente com outros investigadores do Instituto de Agro-química e Tecnologia Alimentar do CSIC, debruçou-se sobre a segunda alternativa.

Estes investigadores conseguiram modificar a bactéria Lactobacillus casei através de técnicas de manipulação genética para que, a partir da lactose presente no soro, pudessem produzir diacetilo e acetoína, compostos químicos de utilização comum na indústria como aditivos aromáticos. Para tal, os investigadores introduziram na bactéria Lactobacillus casei genes procedentes da bactéria Lactococcus lactis e, paralelamente, anularam dois genes de Lactobacillus casei.

Vicente Monedero, responsável pelo projecto, explica que desta forma, a bactéria Lactobacillus casei produz menos ácido láctico e dedica parte do metabolismo à lactose e à produção de diacetilo e acetoína.

Os resultados demonstram o potencial de Lactobacillus casei para ser utilizado na fermentação, no desenvolvimento e na modernização de alguns produtos da indústria de alimentos.

A investigação está, neste momento, direccionada para a modificação da bactéria, de forma a que esta possa sintetizar outros aditivos alimentares, como o sorbitol, um adoçante amplamente utilizado devido ao seu baixo valor calórico.

Fonte: SINC

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt