22 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Bélgica: Animais de quarentena por suspeita de contaminação da alimentação com dioxinas
2006-01-31

As autoridades sanitárias belgas puseram de quarentena 300 explorações animais de suínos e frangos, por suposta contaminação da alimentação animal com dioxinas.

A crise alimentar afecta também a Holanda e a Alemanha.

Segundo o governo belga, a origem da presença das dioxinas encontra-se no ácido clorídrico utilizado na produção da alimentação animal.

Por este motivo foi decretado o encerramento de 300 explorações animais que se abasteceram das rações possivelmente contaminadas e que se juntam a outras 96, que se encontram em quarentana desde a semana passada.

Estas explorações não poderão introduzir no mercado nem animais nem produtos derivados, até que se demonstre que não existe risco.

A agencia de seguridade alimentar belga, assegura que, de momento, “não existe um perigo imediato para a saúde pública” uma vez que a concentração de dioxinas não é muito elevada, “ Agora que a origem da contaminação foi delimitada, a agência determinará a propagação das dioxinas. É possível que outras explorações fiquem de quarentena.”

A Comissão Europeia, por sua parte, estar a realizar análises para determinar se contaminação afecta também alimentos destinados a consumo humano.

Uma vez que sejam conhecidos os resultados, serão tomadas as medidas necessárias, com o objectivo de evitar que os produtos cheguem ao mercado.



Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt