A obesidade foi classificada pela Organização Mundial de Saúde como sendo a “epidemia do Séc. XXI”.
Consciente desta realidade e querendo fazer parte da solução, a FIPA (Federação das Indústrias Agro-alimentares) lança o Programa “Vitalidade XXI – a Indústria Agro-Alimentar por uma vida saudável”, cujo objectivo passa por contribuir para a prevenção da obesidade no nosso país, partilhando desta forma uma preocupação comum a toda a Sociedade.
A FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, enquanto porta-voz da Indústria Agro-alimentar e consciente da alteração dos estilos de vida dos portugueses e do aumento da obesidade em Portugal, nomeadamente da obesidade infantil, está a trabalhar numa iniciativa inovadora em Portugal, denominada "Vitalidade XXI - a Indústria Agro-Alimentar por uma Vida Saudável".
Esta iniciativa visa fazer um diagnóstico ouvindo as percepções das partes interessadas sobre este problema (associados da FIPA; instituições relacionadas com a saúde, educação e defesa do consumidor; media; associações de anunciantes, grande distribuição, etc.), para tornar mais claras quais as suas preocupações e posições.
Visa ainda fazer uma recolha das boas práticas da indústria portuguesa no que diz respeito à promoção de estilos de vida saudáveis.
Esta recolha permite a partilha de informação e sensibilização no sector.
A consulta às partes interessadas (através da organização de várias mesas redondas) tem ajudado a FIPA a entender melhor os diferentes actores e permitirá definir quais são os compromissos da indústria, as alianças e as oportunidades que pode alavancar no âmbito de uma Plataforma de promoção de Estilos de Vida Saudáveis com os outros Parceiros.
A FIPA está consciente que se trata de um problema multifactorial pelo que só terá resultado através de uma Plataforma de trabalho que agregue as Partes interessadas.
Este programa, iniciado em 2005, tem a duração de três anos e a FIPA pretende em breve divulgar as conclusões do estudo que está a realizar bem como o manual de boas práticas que já estão a ser levadas a cabo por parte da Indústria Agro-alimentar portuguesa.
Paralelamente a este Programa, a FIPA tem defendido publicamente que uma política bem definida que inclua actividade física nas escolas, estilos de vida menos sedentários, dietas equilibradas, campanhas de educação aos consumidores e maior assistência por parte dos pais são as formas de prevenir doenças crónicas como a obesidade.
A luta contra a obesidade não passa por evitar determinados alimentos mas sim por a adopção de um conjunto de hábitos alimentares associados ao exercício físico.
Enquanto entidade representativa da indústria alimentar portuguesa, a FIPA pretende contribuir e participar activa e positivamente no debate sobre a obesidade que, pela sua gravidade e seriedade, justifica reforçadas e adequadas acções de resposta a todos os níveis da sociedade.
Fonte: Agroportal