23 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Itália: Descodificado o Genoma da Vinha
2006-03-29

Uma equipa de investigadores do instituto agrícola de San Michele, de Trento, em Itália, anunciou a descoberta do genoma da vinha, tendo como modelo a variedade Pinot Noir.

Trata-se da segunda planta cultivada da qual se conhece o genoma completo, depois do arroz, e a primeira de tipo lenhoso.

O trabalho foi conduzido em parceria com uma empresa de biotecnologia norte-americana e a Universidade de Udine, assim como com o financiamento da região autónoma de Trento.

De acordo com os cientistas, o conhecimento do genoma da vinha permitirá obter novas variedades com melhores características de produtividade, qualidade da uva, adaptação a médio prazo e a resistência a pragas e enfermidades.

Por outro lado, a competitividade da viticultura no futuro dependerá, em grande medida, da capacidade de capitalizar esta descoberta, salientam os investigadores.



Fonte: Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt