Devido ao aparecimento de um surto de febre aftosa (tipo O) na província de Corrientes no princípio do mês de Fevereiro, na região de San Luis del Palmar, a Comissão Europeia decidiu tomar medidas de regionalização.
Suspendeu temporariamente as importações de carne bovina proveniente da referida região e das regiões de Berón de Astrada, Capital, General Paz, Empedrado, Itati, Mbucuruyá e San Cosme. (Decisão 2006/259/CE).
A primeira notificação de suspeita de febre aftosa às autoridades veterinárias da Argentina foi a 4 de Fevereiro de 2006.
Não obstante, as autoridades suspenderam a certificação de exportações de carne de animais sacrificados depois de 4 de Janeiro de 2006.
Deveriam ser suspensos os envios de carne de bovinos sacrificados, das regiões mencionadas, a partir de 4 de Janeiro de 2006 inclusive.
No entanto, acordou-se aceitar-se a importação dos envios (com certificação aprovada entre 4 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2006) de carne desossada de bovinos sacrificados entre 4 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2006, tendo havido envios para a Comunidade.
Fonte: Consumaseguridad