Uma empresa de produtos congelados está a retirar cerca de 20 mil embalagens de panados de frango do mercado depois de um adolescente alérgico à proteína láctea ter uma indisposição após comer este produto, cujo rótulo não indica a presença da referida substância.
O caso aconteceu a semana passada, tendo a empresa colocado anúncios nos jornais a informar do "lapso" e pedido aos comerciantes para retirarem o produto das prateleiras.
"Todos os lotes deste produto têm o mesmo problema no rótulo.
Pedimos aos nossos clientes a remoção do produto o mais imediatamente possível e vamos avisar sábado nas televisões que o produto contém aquela proteína", afirmou sexta-feira passada Jorge Lopes, o director de comunicação da empresa em questão.
Tudo aconteceu depois de um consumidor alérgico à proteína ter alertado à empresa.
"Foi um adolescente.
Mas não houve gravidade.
O problema está resolvido, mas sabemos que existem pessoas mais intolerantes do que outras. Daí o aviso", afirmou.
O produto "só existe em Portugal", adiantou Jorge Lopes, e "especialmente em grandes superfícies".
A empresa estima que estejam no mercado sete lotes do produto, correspondente a cerca de 20 mil embalagens de embalagens de frango.
"Tomámos a iniciativa de bloquear o stock do produto no armazém.
Avisámos também os nossos clientes para o retirarem das prateleiras e publicámos os anúncios nos jornais", contou Jorge Lopes.
Na "Informação às Pessoas Alérgicas a Proteína Láctea" publicada em três jornais diários, a empresa avisa os consumidores que o produto contém proteína láctea na sua composição.
"Esta menção, por lapso, não figura na lista de ingredientes das embalagens.
Foram já tomadas as medidas para obviar este inconveniente", refere a empresa no anúncio.
Margarida Moura, da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), disse que a entidade foi quinta-feira notificada pela empresa em questão do sucedido.
"O esforço da empresa ao publicar o anúncio é de louvar.
Mas estamos à espera de informação sobre os lotes colocados no mercado e dos locais para podermos certificar de que foram retirados.
Depois é necessário rectificar a rotulagem", afirmou.
A empresa salientou que o problema é apenas de rotulagem e que "apenas uma minoria" de portugueses têm intolerância à proteína láctea.
A empresa está a apurar, junto da sua fábrica, porque razão não foi feita menção àquela proteína no rótulo do produto.
O produto em questão são panados de frango envolvidos em corn-flakes com um pau de gelado.
A intolerância à lactose resulta de uma deficiência parcial ou completa em lactose.
Os principais sintomas são diarreia aguda, dor abdominal e gases, podendo também ocorrer vómitos e cólicas.
Os sintomas geralmente ocorrem dentro de 30 a 60 minutos após a ingestão de leite de vaca ou de leite para lactentes à base de leite de vaca.
Sem tratamento, a intolerância á lactose pode conduzir a complicações graves incluindo a desidratação, a subnutrição e o desequilíbrio metabólico.
Fonte: Diário Digital