23 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Menos comida, mais longevidade
2006-04-07

Comer menos pode ajudar a travar o processo de envelhecimento.

Uma redução de cerca de 25% do consumo diário de calorias, durante seis meses, tem efeitos positivos em vários indicadores bioquímicos e celulares do envelhecimento nos seres humanos, indica um estudo  divulgado quarta-feira passada nos Estados Unidos.

A investigação, publicada pelo Journal of the American Medical Association (JAMA), foi realizada por uma equipa do Centro Biomédico de Pennington em Baton Rouge (Louisiana) e incidiu sobre homens e mulheres sedentários, com idades entre 25 e 50 anos.

Os participantes no estudo foram submetidos a uma redução de calorias de 25% e apresentaram, seis meses depois, níveis de insulina mais baixos em jejum e temperatura do corpo mais baixa, em comparação com outros grupos de controlo.

Além disso, o ADN desses indivíduos revelou menos danos por oxidação, considerados um indicador de envelhecimento celular.

"A redução destes indicadores bioquímicos da longevidade, através da restrição de calorias, apoia a teoria segundo a qual uma restrição do consumo de calorias retarda o metabolismo para além do nível correspondente a uma simples redução da massa corporal", sublinham os investigadores.

"São necessários estudos de maior duração para determinar se a dieta atenua efectivamente o processo de envelhecimento", acrescentam.

Num editorial que acompanha o estudo, Luigi Fontana, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, assinala que pessoas com excesso de peso têm, muitas vezes, níveis de inflamação crónica mais elevados do que indivíduos mais magros.



Fonte: Jornal de Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt