A CE e a FAO proporcionam informação sobre segurança alimentar aos responsáveis pela elaboração de políticas.
O objectivo é oferecer informação rigorosa sobre segurança alimentar eficaz na elaboração de políticas mais eficazes contra a fome.
O Programa da Comissão Europeia e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) de informação sobre a segurança alimentar para acção oferece a 20 países sujeitos a insegurança alimentar crónica, crise prolongadas ou uma transformação económica em curso e acelerada, assistência técnica e instrumentos para obter informação oportuna de grande qualidade sobre segurança alimentar.
O Programa inclui instrumentos para a análise da segurança alimentar de alerta, cartografia de insegurança alimentar, realização de revisões sobre nutrição, harmonização de bases de dados estatísticos, avaliação das necessidades, análise e formulação de políticas.
O Programa proporciona também notícias e alertas sobre segurança alimentar, assim como estudos de casos de melhores práticas.
A primeira fase do programa, iniciado em 2000, apoiou a criação de sistemas de segurança alimentar, incluindo o centro do Sistema mundial de informação e alerta sobre a alimentação e agricultura (SMIA).
A segunda fase, em curso, adaptará estes sistemas às necessidades específicas dos 20 países participantes.
Irá dar-se especial relevância a fortalecer estratégias de elaboração e exame de políticas com o objectivo de relacionar a informação com a análise e com a acção.
Para mais informações clique aqui.
Fonte: consumaseguridad