23 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Inspecção detectou produção ilegal de licores e aguardentes
2006-04-17

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou um estabelecimento que se dedicava à produção ilegal de licores e aguardentes no concelho de Faro, Algarve.

Em comunicado, a ASAE explica que o estabelecimento foi encerrado por não apresentar condições de higiene e asseio, nem possuir qualquer licença para a produção de bebidas alcoólicas, encontrando-se a operar clandestinamente.

Já no ano passado este mesmo estabelecimento tinha sido encerrado pela extinta Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE).

Os proprietários foram alvo de um processo de contra-ordenação e foram apreendidas 20 caixas de 12 garrafas de amêndoa amarga prontas para entrar no circuito comercial, milhares de litros de álcool a granel e milhares de selos falsos da antiga Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar.

Operação Páscoa

A ASAE informa também que efectuou, nos últimos dias, a Operação Páscoa, que incidiu sobre duas actividades distintas: a produção de alimentos à base de ovos e o abate clandestino de animais e a sua comercialização.

As 56 brigadas da ASAE envolvidas fizeram cinco detenções (na zona Centro), instauraram 57 contra-ordenações e sete processos crimes nos 303 alvos fiscalizados em todo o país.

Foram ainda encerrados dois estabelecimentos de produção de alimentos à base de ovos, típicos da Páscoa, como o fabrico de folares e de amêndoas, e um de abate clandestino de animais (no Algarve).

Os sete processos-crime tiveram por base produtos avariados, falsificação de marcas oficiais e abate clandestino.

As contra-ordenações tiveram uma maior incidência em infracções como falta de asseio, de higiene, de sistema de auto-controlo em géneros alimentícios, de livro de reclamações e de controlo de pragas, entre outros.



Fonte: Jornal de Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt