A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve na semana passada o proprietário de um talho do concelho de Baião, no distrito do Porto, por abater de forma clandestina ovinos e caprinos.
Durante a operação, a equipa da ASAE apreendeu quatro ovinos e um caprino abatidos de forma ilegal, já que os animais foram mortos no talho em vez de ter sido num matadouro, como é obrigatório.
Manuel Lage, da ASAE, informou que a detenção do talhante resultou de uma investigação desenvolvida pelos inspectores da entidade, que tem funções de polícia criminal.
Referiu ainda que “os animais estavam impróprios para consumo e podiam pôr em causa a saúde publica se entrassem no mercado.”
Acrescentou que os animais foram já destruídos numa unidade certificada para esse efeito.
Além disso, não tinham carimbos nem selos de proveniência, pelo que a investigação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica vai continuar até se descobrir a origem do gado abatido indevidamente.
O proprietário do talho vai ser apresentado à Justiça na segunda-feira.
O crime é punido com uma pena que pode ir até três anos de prisão.
Manuel Lage disse ainda que este tipo de infracção é habitual nesta quadra, pois muitas “pessoas matam os cabritos sem respeitarem os preceitos legais e sem se aperceberem dos riscos que estão a correr”.
Fonte: Correio da Manhã