Um grupo farmacêutico britânico anunciou, ontem, que vai divulgar, no Verão, os resultados dos ensaios clínicos de uma vacina humana que desenvolveu contra o vírus da gripe das aves.
O laboratório britânico revelou também que irá multiplicar por 15 este ano, para 15 milhões de doses, a produção do seu antiviral Relenza, medicamento usado a par do Tamiflu, de um grupo suíço, para tratar uma eventual pandemia de gripe de origem aviária.
A empresa farmacêutica, que iniciou os seus ensaios em voluntários no final de Março na Alemanha e na Bélgica, foi o primeiro laboratório a apresentar um pré-dossiê de acordo à Agência Europeia dos Medicamentos (EMEA), visando obter o mais rapidamente possível uma autorização de produção se os seus ensaios forem conclusivos.
Este grupo farmacêutico pensa poder produzir uma vacina contra a gripe das aves antes do fim do ano.
Os testes em curso utilizam o vírus H5N1 da gripe das aves numa versão inactivada.
Nos ensaios, são administradas aos voluntários doses diferentes, em duas inoculações praticadas com três semanas de intervalo.
A determinação da dose e a formulação óptima permitirá realizar testes posteriores em populações mais frágeis, como as crianças e os idosos.
Fonte: Jornal de Notícias