A Coca-Cola ordenou a retirada no Japão de 830.000 garrafas de bebidas gasosas, após ter sido descoberto em algumas garrafas a presença de pó de ferro misturado com o líquido.
Os produtos afectados foram garrafas de plástico de 2 litros de Aquarius, 500 mL Qoo Tottemo Orange, e as garrafas de 1,5 litro de Coca-Cola, Coca-Cola diet, Fanta de laranja e Fanta de uva. A empresa anunciou que, quando se bebem estes produtos, não há nenhum risco para a saúde dos consumidores.
As garrafas contaminadas foram produzidas entre os períodos de 26 e 30 de Março na fábrica da multinacional Norte-Americana sediada na provincias japonesa de Shiga. De acordo com os dados referidos pela empresa, tais produtos foram somente distribuídos em algumas regiões do Japão.
A primeira denúncia foi registada em 27 de Abril qaundp um consumidor alertou para a existÊncia de um pó negro numa das bebidas. Posteriormente, a Coca-Cola comprovou que esse produto adulterado era resultante de uma falha no sistema de enchimento da linha de produção.