Uma dieta rica em ácidos gordos polinsaturados e vitamina E podem reduzir de modo significativo o desenvolvimento de doenças motoras de foro neurológico, segundo um estudo publicado no Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry.
As gorduras polinsaturadas incluem o ómega 3 encontrado no óleo de peixe e nas verduras e ómega 6, que existe em certos óleos vegetais.
O estudo foi efectuado em 132 pacientes que preencheram um questionário no qual detalhavam a sua dieta alimentar antes de ter sido detectada a doença.
Os resultados foram comparados com os de 220 pessoas saudáveis permitindo constatar que os pacientes consumiam significativamente menos gorduras polinsaturadas e vitamina E do que o grupo saudável.
O estudo revelou que existe um risco menor de contrair este tipo de doenças em cerca de 60% dos pacientes que consumiam gorduras mais saudáveis e vitamina E.
As gorduras polinsaturadas e a vitamina E funcionam em sinergia não havendo registo de interacções de relevância entre outros nutrientes.
Os ácidos gordos polinsaturados (PUFA) e a vitamina E estão normalmente associados aos mesmos alimentos e a sua fonte principal na dieta são os óleos vegetais excepto os denominados ácidos láuricos (coco, palma). O azeite é uma fonte particularmente boa de gorduras polinsaturadas e vitamina E, assim como a gordura do pescado.
Fonte: Agrodigital