A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a actividade a vários estabelecimentos na área alimentar e apreendeu vários produtos.
As operações de fiscalização decorreram durante os dias 17 e 18 de Maio em diversas localidades de norte a sul do país, desde Gondomar a Lisboa.
Em Penamacor a ASAE encerrou uma queijaria, por falta de licenciamento, e apreendeu uma tonelada de queijos.
Tanto no Sabugal como em Massamá foi suspensa a actividade respectivamente a uma padaria e a um talho pelas mesmas razões.
Mais a sul, em Oeiras, mas ainda por falta de licenças, foi suspensa a actividade a uma empresa de catering que fornecia refeições a refeitórios de dois infantários.
Em Gondomar foi feita uma detenção por existirem produtos estragados na confecção de refeições de uma associação local, instaurado um auto por falta de asseio e higiene e apreendidos 100 quilos de produtos.
Na capital, a ASAE detectou um estabelecimento no centro da cidade, a quem instaurou um processo de contra-ordenação por não ter aviso de livro de reclamações, cadastro e tradução da rotulagem em português em artigos de decoração.
Foram apreendidos 93 pequenos artigos de decoração e utilidades e 441 produtos têxteis.
Fonte: Anil