24 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Cerveja faz bem à saúde
2006-05-29

Consumo de cerveja não está associado à obesidade nem ao perímetro abdominal.

Jean-Michel Lecerf, especialista francês em Endocrinologia do Hospital de Lille, defende que "o consumo moderado de cerveja - uma ou duas por dia -, durante ou depois das refeições, pode ser benéfico para a saúde.

Lecerf participou no V Congresso de Nutrição e Alimentação, que decorreu no Porto, referindo que a cerveja ajuda "a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, melhora os índices de colesterol, previne contra o cancro e melhora a função cognitiva.

O especialista declarou que "a cerveja tem lugar na nossa alimentação, desde que consumida com moderação e associada a um padrão de vida saudável".

A actividade física regular e uma dieta alimentar equilibrada são essenciais e, nestes casos, a cerveja contribui para uma boa nutrição e para a saúde, afirma.

A moderação no consumo é um conceito chave que Lecerf defende, juntamente com o exercício físico.

Está comprovado que o consumo de cerveja não está associado nem à obesidade nem ao perímetro abdominal.

A cerveja é composta por micronutrientes minerais, como o potássio, magnésio, cálcio, sódio e vários tipos de vitaminas, em que nalguns casos os valores estão muito próximos dos necessários à dieta recomendada.

De acordo com os dados apresentados por Lecerf, o baixo índice glicémico e as propriedades fitoestrogénicas da cevada e lúpulo usados na produção da cerveja são elementos que promovem uma dieta equilibrada e previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Na sua apresentação, Lecerf refere que cada cerveja possui 440 Kcal, menos que o vinho (618 Kcal) e que os sumos de fruta (entre 400 a 610 Kcal).

E o teor alcoólico da cerveja é também menor que o do vinho (40 gramas por litro, contra 88).

Lecerf salienta que "o efeito da cerveja no nível de álcool no sangue é mais lento e o pico de concentração de álcool é menor que no vinho.

Comparado com o whisky, o efeito também é menor mas é mais elevado se a cerveja for ingerida durante ou após uma refeição."



Fonte: JN

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.