24 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Acções da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
2006-06-07
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desenvolveu acções : Rock in Rio; Campeonato Europeu de Sub 21 e carcaças de gado apreendidas.

Carcaças de gado apreendidas: a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, quando estavam a ser descarregadas num talho e a ser introduzidas no circuito comercial, 67 carcaças de ovelhas e 4 carcaças de borregos com carimbos suspeitos por não coincidirem com os usados no matadouro de proveniência.

Foi instaurado um processo-crime entregue ao Ministério Público para exame pericial.

Campeonato Europeu de Sub 21: de 23 de Maio a 4 de Junho, 16 brigadas da ASAE inspeccionaram 169 operadores tendo instaurado 1 processo-crime de contrafacção e 26 processos de contra-ordenação.

Foram apreendidas 280 peças de vestuário contrafeito e 150 quilos de produtos alimentares por rotulagem deficiente.

Rock in Rio: De 26 de Maio a 4 de Junho, a ASAE inspeccionou regularmente os estabelecimentos de prestação de refeições no recinto onde decorreu este festival de música e os seus fornecedores.

Vinte brigadas da ASAE fiscalizaram 35 operadores tendo encerrado um estabelecimento e instaurado 10 processos de contra-ordenação.

Apreensão de 20 toneladas de pescado e marisco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu a um armazenista e viveirista cerca de 10 toneladas de pescado, marisco e produtos pré-cozinhados.

A ASAE fiscalizou também um armazém de pescado congelado, outras dez toneladas e 400 quilos de peixe impróprio para consumo (cachucho, corvina, linguado, carapau, chicharro, choco, ferreiras e tacos de cherne), anuncia em comunicado.

O valor das duas apreensões é de cerca de 20 mil euros.

As principais infracções prendem-se com a falta de condições técnico-funcionais, falta de condições higiosanitárias, ausência de HACCP (sistema de auto controlo dos géneros alimentícios), falta de formação, produtos com data de durabilidade mínima e data limite de consumo ultrapassadas e falta de licenciamento que, no primeiro caso, levaram à suspensão parcial da actividade por não se encontrar devidamente licenciada.

Os processos-crime foram enviados para o Ministério Público que validou a apreensão e ordenou a destruição do produto que se efectuou durante esta terça-feira, adianta o mesmo comunicado.

Encerramento de armazém de vinhos em Vila Nova de Gaia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou em Valadares, no concelho de Vila Nova de Gaia, um armazém de vinhos devido ao estado higiosanitário deplorável em que se encontrava.

O encerramento foi validado pelo Delegado de Saúde, adianta a autoridade em comunicado.

Foi feita a apreensão de todas as máquinas de produção de engarrafamento: 2 linhas de engarrafamento, uma de garrafões, outra de garrafas, 2 máquinas de transfega e 2 filtros de vinho, num valor estimado de cerca de 10 mil euros.

Foram também recolhidas amostras de vinhos para análise pericial.

Esta acção culmina um processo de investigação que vinha desde há algum tempo a ser seguido pelas Unidades Centrais de Investigação e Fiscalização (UCIF) da ASAE.



Fonte: Agência Financeira

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.