O lúpulo, um ingrediente da cerveja que impede alguma acção bacteriana e confere à bebida o seu característico sabor amargo, contém uma substância que pode ajudar a prevenir o cancro da próstata, segundo um estudo da Universidade do Estado de Oregon, divulgado nesta segunda-feira.
De acordo com a pesquisa, o composto xantohumol, encontrado no lúpulo, inibe uma proteína específica das células que se encontram na superfície da próstata.
O cancro ocorre normalmente pelo crescimento e reprodução celular desenfreados.
O xantohumol pertence a um grupo de compostos das plantas chamados flavonóides, que podem controlar o crescimento celular, segundo os investigadores.
Mas os investigadores ponderam que a sua descoberta não significa que as pessoas devam consumir cerveja como prevenção, porque o ingrediente está presente em quantidade tão pequena que seria necessário consumir 17 garrafas para se conseguir algum benefício.
Fred Stevens, professor auxiliar de química medicinal na Faculdade de Farmácia da universidade, disse que as companhias farmacêuticas poderiam desenvolver medicamentos que contenham doses concentradas de flavonóide.
Já existem no mercado vários complementos alimentares que contêm lúpulo e cientistas da Alemanha criaram uma cerveja que possui 10 vezes mais xantohumol que o normal.
A bebida é comercializada como "cerveja saudável".
Fonte: Tecnocientista