Instaurados 28 processos na área alimentar.
Dos 60 estabelecimentos inspeccionados na área alimentar na Madeira e Porto Santo, a Inspecção Regional das Actividades Económicas instaurou 28 processos.
A falta de asseio e higiene motivou 13 processos.
A Inspecção Regional das Actividades Económicas (IRAE) inspeccionou 60 estabelecimentos na área alimentar da Madeira e Porto Santo, tendo sido instaurados 28 processos, o que corresponde a uma taxa de incumprimento de 46,6 por cento.
De acordo com o comunicado a falta de asseio e higiene motivou a instauração de 13 processos, número igual ao registado pela existência, para consumo, de géneros alimentícios com falta de requisitos.
Até ao momento, a IRAE retirou do circuito de comercialização, 533,5 Kg de géneros alimentícios que, após exame, revelaram-se impróprios para consumo, tendo sido inutilizados.
De entre estes, destaca-se a existência, num supermercado da Região, de 230 Kg de carne de suíno que, na sequência da instauração do respectivo processo-crime, foi de imediato inutilizada.
Esta é uma operação que tem por objectivos fundamentais a fiscalização das condições higio-sanitárias dos estabelecimentos comerciais, bem como o acondicionamento, a conservação e a manipulação de géneros alimentícios em restaurantes, bares e supermercados.
Fonte: Jornal da Madeira