Plano para reduzir Salmonella em galinhas poedeiras.
Tendo sido efectuado um rastreio de Salmonella em fezes e poeiras de explorações de galinhas poedeiras em todos os estados membros da U.E. entre Outubro de 2004 e Outubro de 2005 e tendo-se registado uma prevalência relativamente elevada daquele agente zoonótico em Portugal, a Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, considera ser indispensável a aplicação de um «Plano de Acção» tendo em vista limitar os impactos sanitários da referida ocorrência, a breve prazo.
Neste sentido, e apesar de existir um sistema de inspecção que encaminha para subprodutos os ovos eventualmente contaminados com fezes, foi concebido e irá ser aplicado um «Plano de Acção» que visa reduzir a prevalência de Salmonella em galinhas poedeiras para valores inferiores a 10% de bandos excretores no prazo de dois anos.
O Plano contempla três linhas principais de acção:
1. Visita de inspecção aos aviários de poedeiras que revelarem resultados positivos, com o objectivo de avaliar a eficácia das práticas de maneio sanitário adoptadas nessas explorações.
2. Repetição do estudo/rastreio de Salmonella incidindo sobre todos os aviários de poedeiras nacionais.
3. Encaminhamento para ovoprodutos de todos os ovos frescos produzidos por bandos manifestamente afectados ou cujos registos revelem objectivamente a persistência de infecção por Salmonella.
Fonte: Confagri