A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que encerrou um hipermercado do norte e instaurou três processos-crime depois de uma inspecção realizada a 108 espaços do género em todo o país.
De acordo com a ASAE, 58 brigadas efectuaram ontem uma operação de inspecção a nível nacional em 108 grandes superfícies, da qual resultou a detecção de irregularidades em cerca de metade, o que se traduziu numa taxa de incumprimento geral de 45 por cento.
No norte do país foi encerrado um estabelecimento onde estavam a decorrer obras ao mesmo tempo que eram vendidos produtos alimentares, o que é ilegal.
Porém, foi no norte que a ASAE detectou taxas de incumprimento mais baixas, bem como no Algarve.
As taxas de incumprimento mais altas foram identificadas em Lisboa, na zona centro e no Alentejo.
A ASAE instaurou ainda três processos-crime por especulação, fraude sobre mercadorias e venda de géneros alimentícios suspeitos de estarem estragados.
Foram também instauradas 46 contra-ordenações por deficiente rotulagem, falta de tradução para português, falta de HACCP (sistema preventivo que pretende assegurar a inocuidade dos alimentos), falta de requisitos em géneros alimentícios, deficientes condições higio-sanitárias ou falta de afixação de preços.
No total das inspecções foram apreendidos produtos no montante de 30 mil euros em bens que vão desde os electrodomésticos a batatas.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica remeteu para mais tarde o anúncio do nome do hipermercado encerrado.
Fonte: Público