24 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Fiscalização fecha bares no Algarve
2006-07-31
 Algarve - três casas estavam irregulares.

Inspectores da ASAE passaram a pente fino bares e discotecas na região Central e do Barlavento algarvio.

Três estabelecimentos comerciais foram encerrados numa operação de fiscalização desenvolvida pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) na madrugada de ontem, na zona central e do barlavento algarvio.

Foram ainda instaurados um processo-crime, por suspeita de produtos avariados, e 21 processos de contra-ordenação por várias anomalias detectadas.

As principais infracções verificadas nos estabelecimentos infractores referem-se a faltas de licenciamento, de formação específica na área alimentar, de requisitos em produtos alimentares, de asseio e de higiene, de condições técnico-funcionais e do sistema de autocontrolo de géneros alimentícios.

A operação, que demorou cerca de cinco horas, envolveu 15 brigadas da ASAE, sediadas na região, com um reforço vindo de Lisboa, num total de 45 elementos, que inspeccionaram 28 operadores em Portimão, Armação de Pêra, Carvoeiro, Albufeira, Vilamoura, Quarteira, Almancil e Boliqueime.

A fiscalização incidiu sobretudo sobre bares e discotecas, visando garantir que os produtos consumidos nesses locais não representam perigo para a saúde pública e que as regras disciplinadoras são cumpridas, assegurando a livre concorrência entre os operadores económicos.

Dois dos estabelecimentos encerrados, um bar de Almancil e um bar de Albufeira, apresentavam graves irregularidades na cozinha.

Já no terceiro encerramento, um bar em Montechoro, foi encontrado entulho na cozinha.

Algarve na mira da ASAE

António Nunes, presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que acompanhou pessoalmente a operação desenvolvida na região algarvia, mostrou-se satisfeito com o resultado obtido.

“O facto de termos encontrado tantas irregularidades deve-se ao elevado número de estabelecimentos fiscalizados, numa região em que há um elevado volume de operadores”, explicou António Nunes, que garante ter constatado “que os estabelecimentos algarvios têm, na generalidade, melhores condições do que os do resto do País”.

Mesmo assim aquele responsável detectou “algumas excepções”, como situações de falta de higiene e asseio ou de bebidas sem selo, entre outras.

Garantiu que o mês de Agosto vai ser de intensificação de operações deste género no Algarve, para dar segurança aos consumidores na região turística e para que “os operadores se habituem à presença da ASAE e cumpram a lei, tornando mais transparente e leal a concorrência entre cumpridores e faltosos”.

Casos insólitos

Num dos bares mais "in" da Oura a fiscalização detectou, entre outras irregularidades, morangos podres, gás para isqueiros junto aos batidos, produtos de limpeza na bancada de trabalho e falta de toalhas nas casas de banho.

Duas garrafas de plástico não rotuladas com bebidas não identificadas foram apreendidas numa conhecida discoteca de Albufeira.Iam ser servidas como "shots", apesar de terem sido misturadas já há dias.



Fonte: Correio da Manhã

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt