24 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Ácido Linoléico Conjugado do leite utilizado para tratar Diabetes
2006-08-21

De acordo com um investigador da Penn State University, nos Estados Unidos, os ácidos gordos normalmente encontrados em produtos lácteos foram bem sucedidos no tratamento de diabetes em ratos.

Os compostos, conhecidos como ácido linoléico conjugado ou CLA, também mostraram resultados promissores em experiências em humanos, apontando uma nova forma de potencialmente tratar a doença sem o uso de substâncias sintéticas.

O professor de toxicologia molecular na Faculdade de Ciências Agrícolas e director do Centro de Excelência de Nutrigenoma, Jack Vanden Heuvel, afirmou que "os compostos são predominantemente encontrados nos produtos lácteos e formados por bactérias em ruminantes que tiram os ácidos linoléicos - ácidos gordos de plantas - e os convertem em ácidos linoléicos conjugados, ou CLA".

Os investigadores interessaram-se em primeiro lugar pelo CLA quando este mostrou inibir uma variedade de cancros, como os da mama, da pele e do cólon em ratos, e outros estudos mostraram efeitos ao nível do colesterol circulante e no tratamento de inflamações. Esses efeitos são idênticos aos induzidos por drogas sintéticas de nova geração usadas no tratamento de diabetes em humanos. "O CLA usa o mesmo mecanismo (das drogas), de forma que pode ser usado como uma droga anti-diabetes".

Para testar a ideia, os investigadores usaram CLA em ratos com diabetes tipo 2. Os resultados indicaram que os ratos tiveram uma melhoria na acção da insulina e um decréscimo na glicose circulante. Alguns estudos com humanos indicaram que quando administrado por mais de oito semanas, o CLA melhora a regulação errada da insulina do corpo e diminui o nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença.

"A diabetes tipo 2 está a tornar-se rapidamente uma epidemia e está bastante associada a uma dieta pobre e outras questões relacionadas com os estilos de vida. A razão para o aumento da diabetes pode ter a ver com a proporção entre as gorduras chamadas "boas" e "más" e com a dieta média dos norte-americanos contendo muitas gorduras "más". O CLA, cujo efeito é muito similar ao do óleo de peixe, uma fonte de gordura "boa", pode mostrar-se benéfico no tratamento da diabetes tipo 2. E comparado com as drogas sintéticas usadas para tratar essa doença, o CLA não provoca aumento de peso e pode de facto reduzir a gordura corpórea total".



Fonte: ANIL

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt