24 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
UE Reforça Normas de Importação de Arroz OGM dos Estados Unidos
2006-08-24

A União Europeia reforçou os requisitos para a importação de arroz de grão longo dos Estados Unidos, para certificar que a mesma está livre de organismos geneticamente modificados (OGM) não autorizados.

A decisão, anunciada em nota de imprensa por Philip Tod, porta-voz do Executivo comunitário, é tomada depois das autoridades americanas informarem Bruxelas, a 18 de Agosto, sobre um carregamento não autorizado de arroz transgénico (variedade LL 601) em amostras de grão longo para uso comercial.

Com efeito imediato, apenas os carregamentos de arroz de grão longo dos Estados Unidos analisados por um laboratório referenciado, que use um método de detecção autorizado, poderá entrar no mercado europeu. As importações devem ainda estar acompanhadas de um certificado que assegure a ausência de LL 601.

A medida da União Europeia será revista amanhã por um comité de especialistas em segurança alimentar e novamente daqui a seis meses.

Actualmente, não é autorizada a importação ou venda de arroz modificado geneticamente em nenhum dos Estados-Membros da União Europeia, que importou 300 000 toneladas de arroz desde os Estados Unidos, das quais 85% correspondeu ao grão longo.

Apesar desta decisão, as autoridades americanas insistem que o OGM em questão não representa perigo para a saúde pública nem para o ambiente.



Fonte: Comissão Europeia e Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt