24 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
França e Suécia Detectam Variante de Arroz OGM dos EUA
2006-09-13

A França e a Suécia encontraram uma variante de arroz transgénico, LL 601, não autorizada na União Europeia, em amostras de arroz norte-americano.

 

A Comissão Europeia informou que os resultados dos testes nacionais ainda terão que ser confirmados por análises comunitárias.

Uma fonte da Comissão Europeia afirmou que “os dois Estados-Membros que detectaram a presença de organismos geneticamente modificados foram a França e Suécia”, acrescentando ainda que nenhum dos países utilizou métodos de análise validados. Por isso, estes resultados «serão verificados agora por um dos dois métodos validados pela Comissão».

Estas informações surgem depois da Comissão Europeia ter confirmado na passada segunda-feira que 33 de um total de 162 resultados de amostras de arroz realizadas pela Federação Europeia dos Industriais de Arroz deram positivo para a variante LL601.

Em Agosto último, uma carga de 20 mil toneladas de arroz norte-americano destinada aos mercados britânico e alemão foi bloqueada no porto de Roterdão por suspeitas de estar contaminada com organismos geneticamente modificados (OGM). Depois da realização de testes, três contentores de arroz deram positivo e 20 negativo.

Em decorrência da suspeita agora confirmada, também no passado mês de Agosto, Bruxelas reforçou as exigências às importações de arroz dos Estados Unidos para provar a inexistência de LL601.



Fonte: Reuters e Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt