A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que um indonésio infectado com o vírus H5N1 da gripe das aves foi provavelmente contagiado por uma irmã doente e hospitalizada.
Um comunicado da OMS refere que «o homem de 27 anos não mencionou contactos com aves doentes ou mortas durante os dias que precederam o aparecimento dos sintomas porque passou a maior parte do tempo no hospital, junto ao leito da irmã doente».
Esta, uma adolescente de 15 anos, apresentou sintomas de gripe das aves em 17 de Maio, tendo a infecção pelo vírus H5N1 sido confirmada. O irmão mais velho ocupou-se dela durante seis dias seguidos após a sua hospitalização.
A 28 de Maio, o homem, natural de Samatra, queixou-se de tosse e dores abdominais moderadas, sem febre, e no princípio de Junho começou a tomar medicação antiviral, tendo sido isolado até ao seu restabelecimento.
De acordo com a OMS, só em Agosto foram recebidos resultados de análises que permitiram confirmar a sua contaminação pelo H5N1.
«O inquérito determinou que esteve em contacto com a irmã durante a hospitalização desta», pelo que «não pode ser excluída a possibilidade de uma transmissão inter-humana», segundo a OMS.
A Indonésia, o país mais afectado em termos de mortes humanas, com 49 casos, é o único onde foi confirmada por análises laboratoriais uma transmissão inter-humana da doença.
Fonte: Diário Digital