Os espinafres, muitas vezes associados ao fornecimento de ferro, também podem ajudar a evitar a cegueira.
Investigadores da Universidade de Manchester acreditam que o consumo deste vegetal poderá proteger os olhos da degeneração macular senil (DMS).
A teoria dos cientistas baseia-se no facto de que o espinafre, assim como em outros vegetais, como por exemplo o milho e os brócolos, contém luteína – uma substância química que ajuda a formar um pigmento chave protector dos olhos.
Em declarações, Carlos Plotkin, presidente da Sociedade Argentina de Oftalmologia, explicou que «a degeneração macular senil é uma das causas mais frequentes de perda de visão», muitas vezes relacionada com o tabagismo, a obesidade e uma má alimentação.
No sentido de provar a sua teoria, os investigadores de Manchester estão a iniciar um estudo com pacientes nas primeiras etapas da DMS.
O objectivo é identificar se a incapacidade visual prematura está relacionada com os baixos níveis de pigmentação macular.
Segundo Ian Murral, o médico que dirige a investigação, «já existem evidências que demonstram que o pigmento macular oferece a mesma protecção contra a degeneração macular senil».
Mas, acrescentou, «pretendemos descobrir se a ingestão de vegetais ricos nestas substâncias têm um impacto directo na enfermidade».
Fonte: Confagri