O comissário europeu de Sanidade Animal e Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianou, visita esta semana o Brasil para reafirmar a determinação da União Europeia (UE) de que apenas entrarão no território comunitário os produtos brasileiros que cumpram todos os requisitos de segurança alimentar.
Inspecções anteriores do Comité Veterinário e Alimentar da União Europeia (FVO) detectaram deficiências nos controlos de resíduos veterinários, os quais eram em algumas ocasiões inadequados.
Tal facto, motivou a UE a proibir as importações de mel e de produtos de caça.
Em relação à rastreabilidade dos animais, a Comissão Europeia já solicitou às autoridades brasileiras que reforcem os controlos e melhorem a legislação deste sector.
Quanto à febre aftosa, outra das preocupações, Bruxelas mantém proibidas as importações de carne de bovino procedente de três Estados – Mato Grosso do Sul (excepto certos municípios), Paraná e São Paulo.
Estas restrições poderão ser alargadas em função da evolução da enfermidade.
Fonte: Confagri