A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, este mês, 630 quilogramas de arroz de origem norte-americana, que continha vestígios de organismos geneticamente modificados não autorizados na União Europeia.
«Nos últimos dois meses, temos recebido alguns alertas sobre arroz transgénico ilegal em circulação no território europeu, mas apenas um relativo à introdução de arroz em território nacional», disse o vice-presidente da ASAE, Jorge Reis.
O responsável sublinhou que é «improvável que o consumo de arroz contendo LLRICE601 [a variedade de arroz transgénico detectada] apreendido representa um risco iminente para a saúde».
A Comissão Europeia, que já detectou a presença de duas variedades de arroz geneticamente modificado em nove países europeus, vai solicitar a realização de contra-análises mais restritas ao arroz importado dos Estados Unidos. Estes procedimentos deverão incluir, também a variedade de arroz LLRICE502.
Este país exportou arroz geneticamente modificado para o mercado europeu com uma certificação que garantia que o produto estava livre de transgénicos.
Fonte: Confagri