25 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Gene transforma trigo em super-alimento
2006-11-24

Pesquisadores nos Estados Unidos e em Israel identificaram um gene de um parente selvagem do trigo capaz de tornar o cereal um alimento muito mais rico em proteínas e minerais do que é hoje.

O achado, dizem os cientistas, pode ajudar a suprir a necessidade de nutrientes essenciais mundo afora e o melhor, sem a necessidade de transformar o trigo numa planta transgênica, que muita gente ainda vê com desconfiança.

A pesquisa, coordenada por Jorge Dubcovsky, da Universidade da Califórnia em Davis (EUA), ao estudar uma variedade não-domesticada do trigo, os geneticistas encontraram um trecho de DNA apelidado de GPC-B1 (a sigla GPC vem da expressão em inglês para "quantidade de proteína no grão").

As plantas com esse gene ativo produziam espigas entre 10% e 15% mais ricas em proteína, ferro e zinco que um grão de trigo normal.

Para testar se o gene era mesmo o responsável por esse fato, eles utilizaram uma técnica conhecida como interferência de RNA para "silenciá-lo", ou seja, impedir seu funcionamento, sem extraí-lo do DNA da planta.

O resultado foi brutal: a produção de proteína, zinco e ferro das plantas modificadas caiu 30%.

Além disso, elas demoravam várias semanas a mais do que o normal para chegar à maturidade, o que indica que o gene pode estar envolvido nesse processo.

Acontece que todas as variedades domesticadas de trigo possuem uma cópia inativa do GPC-B1.

A função dele provavelmente se perdeu ao longo do processo de domesticação.

Os pesquisadores agora pretendem introduzir o gene funcional no trigo domesticado por meio de cruzamentos guiados, de forma um pouco mais sofisticada do que a usada hoje para melhorar as variedades da planta, mas sem criar um transgênico.



Fonte: TecnoCientista

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.