As autoridades portuguesas iniciaram uma investigação a ganadarias para apurar a existência de gado português submetido a um tratamento químico ilegal para engordar, na sequência de uma investigação em Espanha que levou à detenção de oito pessoas.
Em declarações, o porta-voz da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Manuel Lage, afirmou que "os inspectores estão no terreno e já começaram a investigar para saber quais os operadores que possam ter estes produtos".
A ASAE está em contacto com as autoridades policiais espanholas para trocar informação, mas desconhece-se, para já, as ganadarias que em Portugal compravam estes produtos.
No âmbito da operação desenvolvida pela polícia espanhola, oito pessoas foram detidas, pertencendo a uma rede que fabricava e distribuía as substâncias ilegais a 18 ganadarias nos dois países e que tinha condições de tratar mais de dez mil cabeças de gado com cocktails hormonais injectáveis.
Os cocktails químicos eram fabricados à base de benzoato de estadiol e de trembolona, substâncias que representam um risco para a saúde humana por deixarem resíduos na carne que é comercializada.
As substâncias ilegais eram, no entanto, dissimuladas através de um produto que apagava o rastro dos tratamentos a que era submetido o gado.
Segundo a polícia espanhola, os elementos da rede visitavam produtores de gado em vários pontos de Espanha e Portugal, oferecendo as doses a um preço entre os 30 e os 35 euros.
Fonte AgroNotícias