25 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Alerta sobre cogumelos silvestres
2006-12-11

No passado dia 27 de Novembro, 11 pessoas da mesma família adoeceram gravemente em consequência da ingestão de cogumelos silvestres venenosos, que tinham sido colhidos no pinhal perto de Vila Franca de Xira.

Apesar dos alertas, todos os anos continuam a ocorrer intoxicações em Portugal, sobretudo no Outono e também na Primavera.

No território nacional estão identificadas pelo menos 1000 espécies de cogumelos, das quais cerca de 150 são tóxicas e 10 são mortais, sendo que algumas destas espécies tóxicas têm um aspecto muito semelhante a espécies comestíveis.

Um dos exemplos mais referidos é o caso do género de cogumelos designada por Amanita, que inclui espécies como A. phalloides ou A. virosa que são responsáveis pela grande maioria dos envenenamentos que resultam em morte.

Estes cogumelos contém vários tipos de toxinas peptídicas (amatoxinas, falotoxinas e virotoxinas) que causam danos ao nível do fígado e rins ou falha cardíaca.

Estas espécies têm semelhanças com outras que são comestíveis como o Agaricus campestris ou Amanita caesarea.

Na maior parte das intoxicações causadas por cogumelos potencialmente mortais, os sintomas surgem de uma forma dilatada no tempo, entre 10 a 48 horas após a ingestão, quando as toxinas já se encontram na circulação sanguínea.

Vómitos, diarreia, mal-estar geral, cãibras e suores frios são alguns dos sintomas.

É importante realçar que, a seguir ao aparecimento dos primeiros sintomas ocorre geralmente um período de remissão, com sinais de melhoras que não correspondem a uma melhoria efectiva, uma vez que é nesta altura que se desenvolvem as lesões no fígado e os rins.

Conselhos

• Não se devem colher cogumelos silvestres sem haver certeza de que pertencem a uma espécie própria para alimentação humana.

• Os cogumelos devem ser colhidos já depois de terem atingido um certo grau de maturidade, de modo a evitar possíveis confusões com espécies eventualmente venenosas.

• Os cogumelos devem ser transportados em cestos ou similares para permitir o arejamento e evitar que se deteriorem.

• Devem evitar-se quaisquer misturas de espécies. Uma vez que a ingestão de uma pequena quantidade de um cogumelo venenoso é suficiente para causar danos.



Fonte: ASAE

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.