Cento e doze estudantes do ensino médio da região autónoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, foram hospitalizados devido a um surto de hepatite A causado pela falta de higiene no colégio.
As autoridades de saúde confirmaram que todos os estudantes são portadores de hepatite, 21 deles já sofrem da doença e outros 33 começaram a apresentar os sintomas, afirmou Gongo Jian, chefe do centro de prevenção e controle de doenças de Gunagxi.
O primeiro caso de hepatite foi descoberto a 23 de Novembro e os últimos foram registados a 6 de Dezembro. Segundo os responsáveis de saúde, o surto já foi controlado.
Aparentemente, as más condições de higiene da escola do distrito de Bobai, onde estudam 1.438 alunos, mil deles internos, e a água contaminada que se consumia no centro foram a origem do surto.
A hepatite A é uma doença altamente contagiosa e a sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação directa de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados, e os sintomas iniciam-se em média 30 dias após o contágio.
Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdomen, náuseas e vômitos.
As intoxicações alimentares são frequentes na China, especialmente nos refeitórios e cantinas de escolas, onde não há controle sobre as condições de higiene.
Este ano, mais de 200 alunos de um colégio de Shaanxi, no norte do país, foram hospitalizados devido a uma intoxicação alimentar, enquanto que em Pequim cerca de 90 pessoas contraíram meningite por comer carne mal cozida num restaurante de comida típica.
Fonte:Último Segundo