Uma embarcação de pesca viu hoje a sua actividade ser suspensa temporariamente por falta de condições higieno-sanitárias, na sequência de uma operação conjunta da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e da Marinha portuguesa no Algarve.
Segundo o vice-presidente da ASAE, Pedro Picciochi, a embarcação que viu a sua actividade suspensa tinha a bordo 1.500 quilos de lagostins congelados, produto que após ser analisado entrou para o circuito comercial por se encontrar em condições.
Em conferência de imprensa em Portimão, a bordo da fragata comandante João Belo, que participou na operação de fiscalização conjunta, a ASAE adiantou ainda que foram fiscalizadas cinco embarcações de pesca e aplicadas multas a duas (entre 2.500 e 49.500 euros), também por falta de condições higieno-sanitárias.
Os autos vão ser remetidos para a Comissão das coimas, que irá estipular o valor real de cada uma.
A operação decorreu entre segunda-feira e hoje em alto mar, entre as 12 e as 20 milhas da costa do Algarve e envolveu seis elementos da ASAE, dos quais duas veterinárias.
As embarcações fiscalizadas estão todas registadas em portos do Algarve .
De acordo com a informação divulgada hoje, a fiscalização das embarcações de pesca decorreu no âmbito das competências da Marinha (no que toca à avaliação da documentação, meios de salvação, dimensões do pescado e áreas permitidas para a actividade da pesca) e da ASAE, relativamente às questões da higiene, segurança alimentar e actividade económica.
Segundo o comandante da Zona Marítima do Sul, Reis Ágoas, esta operação conjunta é um exemplo de rentabilização de meios, que permite uma elevada eficácia na fiscalização da actividade da pesca.
Fonte: Diário Digital