A Assembleia Geral das Nações Unidas decretou que 2009 será o Ano Internacional das Fibras Naturais, uma proposta que partiu da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
O objectivo é contribuir para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, através do incremento da eficácia e da sustentabilidade destas indústrias agrícolas.
As fibras naturais são os meios de subsistência de milhões de pessoas em todo o mundo, entre as quais se encontram os mais pobres de alguns dos países com menos recursos.
As fibras contribuem grandemente para a segurança alimentar destes agricultores, assim como para o seu desenvolvimento económico.
Em comunicado, a FAO explica que o Ano Internacional das Fibras Naturais vai sensibilizar os consumidores para estes produtos, fortalecendo a procura, melhorando os meios de subsistência dos seus produtores e aumentando o rendimento dos países exportadores de fibras naturais.
Acresce que a promoção destes produtos beneficiará o ambiente.
A coordenação das actividades de 2009 estará a cargo da FAO, em conjunto com diversas organizações associadas.
Já está em curso uma acção de angariação de financiamento para as iniciativas de apoio ao Ano Internacional das Fibras Naturais.
Fonte: Confagri