Responsáveis dos serviços agrícolas japoneses ordenaram uma inspecção nacional aos aviários, depois de centenas de galinhas terem morrido esta semana no sul do Japão, no que se suspeita ser um surto de gripe das aves.
A determinação do governo segue-se à morte de 750 galinhas quarta e quinta-feira numa quinta na cidade de Kiyotake, estado de Miyazaki, disse um responsável do Ministério da Agricultura, que não quis ser identificado.
Um responsável da prefeitura, Masao Tanaka, disse serem positivos os resultados de um teste preliminar à gripe das aves divulgados hoje, mas advertiu que os resultados finais só serão conhecidos sábado.
Entretanto, morreram já hoje cerca de 1.600 galinhas, fazendo subir o total para quase 2.400 aves, referiu Tanaka.
A gripe das aves não é, de maneira geral, perigosa para os humanos, mas o vírus H5N1 já causou a morte de pelo menos 157 pessoas desde finais de 2003, segundo a Organização Mundial de Saúde.
No Japão já foi confirmado um caso envolvendo o vírus H5N1, mas não há registo de mortes.
"Temos de assegurar a detecção (do surto) o mais cedo possível", disse hoje aos jornalistas o vice-ministro da Agricultura japonês, Masayuki Kunii.
As autoridades estão também a analisar a possibilidade do vírus da gripe das aves ter sido trazido por aves migratórias de outras zonas da Ásia.
Fonte: AgroNotícias