27 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Açores: Arranca com plano de sanidade animal
2007-01-15

As brigadas que vão colocar em prática o Plano Global de Sanidade Animal açoriano vão para o terreno já este mês.

O seu programa de actividades prevê o rastreio, a vacinação e o abate de animais, em nome da melhoria da qualidade e segurança alimentar.

De acordo com a Secretaria Regional da Agricultura, o plano disporá de um milhão de euros anuais e prevê a recolha de análises, no terreno, para prevenir e combater doenças como a brucelose, tuberculose, BSE, eczema facial, entre outras.

Este Plano, há muito reivindicado pelos produtores açorianos, vai dar aos lavradores de todas as ilhas informação de carácter sanitário que lhes permite gerir melhor as explorações, por forma a garantir a qualidade e segurança alimentar dos produtos.

O documento enviado aos parceiros sociais prevê reuniões técnicas regulares de acompanhamento da sua execução, a recolha de análises sobre a situação sanitária nas explorações e a inclusão de veterinários nas brigadas no terreno.

Vai ser também elaborado um manual de boas práticas sanitárias, que disponibiliza indicações concretas aos produtores sobre a melhor forma de actuar perante a eventualidade de doenças nos seus efectivos bovinos.

Jorge Rita, presidente da associação agrícola mais representativa dos Açores (São Miguel), está satisfeito com o número de veterinários nas brigadas que vão para o terreno.

O presidente da produção micaelense considera que é fundamental proceder ao rastreio e vacinação dos animais, bem como ao seu abate, se necessário.

Mas, acima de tudo, importa salvaguardar em todo o processo o pagamento atempado dos produtores que sejam confrontados com a necessidade de abater o efectivo bovino.

Uma das causas de abate fica a dever-se à brucelose, que constitui um dos maiores problemas em termos de sanidade animal dos Açores, de forma particular na ilha de São Miguel.

Casos de brucelose em queda

Entretanto, os casos de brucelose têm vindo a descer nos Açores, de acordo com Jorge Rita, salientando que apenas 1,3 por cento do efectivo bovino dos Açores padece desta doença.

A brucelose tem mais expressão na ilha de São Miguel, onde as cabeças de gado totalizam, aproximadamente, 100 mil.

Relevante para a implementação do Plano Global de Sanidade nas explorações agrícolas açorianas é o novo Laboratório Regional de Veterinária dos Açores.

Arranca obra do laboratório

O laboratório vai começar a ser construído este ano, num investimento de dez milhões de euros.

Segundo o Governo, vai prestar serviços “de elevada qualidade, necessária à celeridade das respostas, ao fortalecimento dos níveis de conhecimento e à gestão da qualidade e da saúde animal”.



Fonte: Anil

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt